Quantcast
Channel: Sete Malas » correr e viajar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Viajar para correr. Correr para viajar.

$
0
0

Cá estamos nós no primeiro mês do ano. Junto com ele vêm as promessas de uma nova vida, novos objetivos a serem alcançados. A esperança de um 2015 melhor do que 2014. Hora de parar para pensar no que deu certo, no que deu errado, no que é preciso mudar nesse novo ano que vem por aí. Promessas de ver mais os amigos, ficar mais com a família, adotar hábitos mais saudáveis, praticar exercícios físicos e, é claro, viajar mais e mais e mais. E por que não reunir todas essas promessas em uma só? Como?

Primeiro, comece a correr (e não desista no início! Espere até que fique tão gostoso que você não consiga mais ficar sem). Daí é só escolher as provas e os destinos, chamar os amigos e a família, e pronto. Receita certa para momentos inesquecíveis.

2014 foi um ano muito especial para mim: muitas corridas, muitas viagens e, de quebra, momentos incríveis com pessoas queridas. Sou corredora relativamente iniciante. Fui sedentária por anos e anos. Não corro rápido, nem tenho o intuito de competir com ninguém (a não ser comigo mesma). Até 2013 nunca havia corrido mais do que 10km. Minha estreia em uma distância maior foi na São Silvestre de 2013 (15km). Adorei!

2014 foi então o ano em que me arrisquei na primeira meia-maratona (e consegui completar sem andar nenhum trecho, o que pra mim já foi uma grande vitória), dei a volta na Ilha de Florianópolis (140km em um grupo de 8 pessoas), estreei no percurso de Bertioga a Maresias (75km) em trio, e ainda concluí minha segunda meia-maratona, uma prova emocionante em que cruzei a linha de chegada de mãos dadas com a minha irmã para fechar o ano com chave de ouro!

Foram muitas emoções. Passei por experiências pelas quais nunca imaginei passar. Nos próximos anos? Quero mais, claro! Quero viajar pra correr, e correr pra viajar. Tenho sonhos de participar de provas no exterior: Buenos Aires, Punta del Este, Berlim, Nova York, Noruega… Quem sabe, né?

Nesse post selecionei as três melhores provas que fiz pelo Brasil em 2014 e que recomendo fortemente.

Minha participação em nenhuma dessas provas teria sido possível sem a equipe da Top Notch. Eles se revelaram não apenas ótimos treinadores, mas super companheiros e verdadeiros amigos de provas e viagens.

1) Maratona de revezamento Bertioga-Maresias:

Na minha opinião, essa é a forma mais legal de se conhecer o litoral norte do Estado de São Paulo.

A prova tem 75km no total e passa pelo seguinte percurso:

 

Em 2013 participei pela primeira vez dessa prova em uma equipe de 8 pessoas. Éramos quase todos principiantes e o dia todo foi divertidíssimo. Amei e tive a certeza de que voltaria a participar dela nos anos seguintes.

O que eu não sabia era que, no ano passado, minha irmã me convenceria à loucura de fazer essa prova em trio. Isso mesmo, um percurso de 75km em 3 pessoas.

(Essa aí em cima sou eu, toda feliz – e um pouco nervosa, confesso – na largada dos trios, em Bertioga)

Apesar das dificuldades, de achar várias vezes que não ia conseguir, do sol na cabeça e das pernas cansadas, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Nos dias seguintes mal conseguia me mexer e precisei de umas boas horas de sono para me recuperar, mas ao mesmo tempo tinha vontade de fazer tudo aquilo de novo.

Da primeira vez, em 2013, fiz apenas o trecho 6. Na prova em trio, em 2014, fiz os trechos 1, 2 e 7 (deu mais de 26km no total). Quase morri!! rs

O trecho mais pesado, recomendado para quem realmente tem as pernas fortes, é o último, que é um trecho de serra com uma subida muito íngreme e longa. Nosso herói, que completou esse trecho com louvor, foi o Toninho:

A prova é organizada pela Cia. de Eventos (mais informações aqui). A prova desse ano teve algumas falhas graves, como a falta de água e a falta de segurança para os atletas, mas não estragou a experiência e espero que isso melhore nos próximos anos.

As informações detalhadas sobre a prova de 2014 estão aqui (as de 2015 ainda não foram divulgadas). Normalmente a prova é feita duas vezes ao longo do ano, a primeira etapa em maio e a segunda em outubro. Mas em 2014 os organizadores não conseguiram autorização para a primeira etapa e só aconteceu a de outubro.

2) Volta à Ilha de Florianópolis:

Essa é uma prova de revezamento por trechos de trilhas, areia, asfalto e morros, conhecida como um dos percursos mais difíceis e mais longos do Brasil. No total, são cerca de 140 km. O objetivo está claro: dar uma volta completa na Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. Os mais experientes buscam o melhor desempenho e querem terminar a prova no menor tempo possível. Os novatos (como era o nosso caso) têm um objetivo menos audacioso: simplesmente completar a prova.

O percurso passa por várias praias conhecidas (25 das 41 praias da cidade): Daniela, Jurerê, Brava, Ingleses, Joaquina, Campeche, Armação, dentre outras.

Ao longo do percurso, os graus de dificuldade da prova variam dependendo do tipo e da inclinação do terreno. Tem até travessia de barco.

A parte mais temida é a conhecida como “Morro Maldito” (ou Morro do Sertão do Peri). Dessa eu escapei! Fiz um trecho mais curto (uns 5k), no início, com areia fofa, e depois um mais longo, de 15k, no asfalto.

Essa prova foi particularmente especial porque participei em uma equipe de 8 pessoas que tinha como uma das integrantes a Baboous, nossa mala querida. Rimos muito, nos divertimos juntas, e mais do que tudo, nos ajudamos bastante.

Foi, sem dúvida alguma, um dos maiores desafios da minha vida. O desgaste é enorme. A começar por acordar por volta das 3h da manhã, largar quando o sol ainda nem nasceu, às 4:15h (horário de largada da categoria mais principiante) e completar a prova por volta das 20h, quando já está escuro de novo.

Mas tudo compensa! As paisagens lindas, o espírito de equipe, os desafios vencidos, a sensação de dever cumprido.

Informações detalhadas aqui. E o regulamento você encontra aqui.

A prova de 2015, que será a 20ª edição do evento, acontecerá no dia 11 de abril. As inscrições já estão encerradas, mas vale a pena ficar de olho. Quem sabe em 2016? A demanda é grande. São 400 equipes inscritas e ainda assim é preciso fazer sorteio de vagas.

3) Meia Maratona Internacional de São Paulo

Essa prova foi muito especial pra mim porque marcou minha estreia nos 21k. Nunca achei que um dia fosse conseguir correr uma meia maratona (mesmo que devagar… rs).

A prova também foi especial porque me fez ver uma São Paulo diferente. Passei por lugares por onde não costumo passar. E com a energia de uma prova é sempre mais gostoso.

A largada é na Praça Charles Miller. Passa pela Avenida Pacaembu, Avenida Rudge Ramos, Elevado Costa e Silva (o famoso Minhocão), Av. Duque de Caxias, e outros pontos da cidade. Não é um percurso plano, a altimetria varia, mas também não é considerado um dos mais íngremes.

A Meia Maratona Internacional de São Paulo acontece no início do ano, normalmente em fevereiro ou março (informações aqui). A desse ano será no dia 1º de março e o regulamento pode ser encontrado aqui. Veja também o Manual do Atleta.

E aí, animou? Vamos começar 2015 viajando… e correndo?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images